Plantas&Flores > Herbáceas > Torênia


Torênia


Família: Scrophulariaceae
Gênero: Torenia
Espécie: fournieri
Categoria: Perene
Exposição: Sol Pleno, Meia Sombra, Sombra
Altura: 15 a 30cm

A torênia, também conhecida como amor-perfeito-de-verão, é uma anual muito utilizada pela sua resistência ao sol e altas temperaturas. São nativas do sudeste da Ásia, principalmente Vietnam.

Crescem aproximadamente 30cm de altura e o mesmo de diâmetro e possuem folhas opostas e sem pelos. As flores tem textura de veludo com cerca de 4cm de comprimento e 3cm de largura. Elas lembram bastante outras flores da mesma família (Scrophulariaceae) como a boca-de-leão e a dedaleira.

Cada flor tem uma pétala em forma de trombeta e dentro dois estames unidos pela antera que lembram a aparência do "osso da sorte" encontrado nas aves(fúrcula), daí vem o nome popular em inglês "wishbone flower".

Há diversos cultivares comumente encontrados, entre eles 'Clown' e 'Duchess' compactos e com flores brancas, amarelas, roxas e rosas. O cruzamento da torênia comum com variedades selvagens levou ao surgimento de plantas perenes, mais vigorosas e rasteiras. A torênia pendente de flores roxas, bem comum no Brasil, é um exemplo deste cruzamento.

Gostam de crescer bem em solo úmido e rico em matéria orgânica, e crescem melhor à meia sombra até sombra total. A exposição aO sol o dia todo prejudica o desenvolvimento da planta e pode levar à necrose das folhas.

O nome do gênero foi dado por Carolus Linnaeus(pai da taxonomia moderna) em homenagem a um amigo seu, Olaf Toren. O nome da espécie é uma homenagem ao botânico francês Pierre Fournier.

Propagação


As variedades eretas podem ser propagadas através de sementes que não devem ser enterradas e germinam em 1 semana ou menos. É comum encontrar novas plantas brotando ao redor de plantas mais velhas.

Variedades perenes e rasteiras raramente produzem sementes e a propagação é feita exclusivamente por estaquias. Galhos formam raízes facilmente, até mesmo na água.

Galeria de Fotos


Envie uma foto!

Colabore com o conteúdo do site, envie uma foto desta planta para adicionarmos à galeria!

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Cidade/Estado

Escolha o arquivo